Sério mesmo?

Eu realmente não ia falar nada sobre isso porque o dia começou bem corrido e, de tão banal que o assunto se tornou, nem valeria a pena gastar teclado.

Mas eis que surge o elemento zoeiro da coisa toda e acaba exigindo um momento de reflexão/desabafo. Explico.

Quem lida com constituição de empresas precisa operar um sistema da Receita Federal, chamado Redesim, por meio do qual são preenchidos os dados necessários para a emissão do Documento Básico de Entrada, vulgo DBE. Esse DBE é o documento que autoriza a inscrição ou alteração de dados no CNPJ das empresas.

Há alguns dias, esse sistema, disponível pela internet, vem apresentando instabilidade e, em suma, não tem sido possível utilizá-lo corretamente. Assim, dá-lhe paciência para explicar para o cliente que aquelas pendências que precisam ser resolvidas urgentemente no banco vão ter que esperar mais um pouco, mas paciência.

Até que hoje, vindo ao escritório (ou seria preso no trânsito?), ouvindo a CBN (dá pra ser mais jovem, eu sei), uma menção ao problema do sistema da Receita. Opa, comecei a prestar atenção!

– Na sexta-feira , hackers derrubaram o sistema da Receita Federal e…

maxresdefault

WHAT?!

site da Receita Federal foi atacado por hackers. Sim! HACKERS! Nem ouvi o resto do que falavam, porque sério… Para com isso! Que hackers são esses, minha nossa senhora? Tanto site para invadir nessa internet e roubar dados secretos e me invadem o site da RFB, que só tem dados públicos!

Ah, tenham dó! Onde foi parar aquela malandragem profissional toda que existe no Brasil?

Poxa vida, num país em que malandro pequeno roda, vide nosso amigo Ryan Lochte, como inventam uma dessas? Sinceramente, um cara desses não aguentava duas boladas jogando malha na 5ª série.

Poxa, vão lá derrubar site de partido político, movimento social, réu da Lava Jato, subcelebridade, sinal do Premiere FC no jogo do Coxa, Pokémon Go!, o que for, mas não atrapalhem quem precisa trabalhar.

Tudo bem que, segundo a reportagem, os queridos hackers “apenas” derrubaram o site. Mas isso nos leva a uma segunda conclusão/indignação/whatever: os caras conseguiram a proeza de superar a Receita Federal na gloriosa tarefa de dificultar a vida do empresário!

Olha, estão de parabéns mesmo! Quando você, mais ingênuo do que os amigos do Ryan Lochte (cara, pare de repetir a piada!), acha que não tem como dificultar mais trabalhos meramente burocrático, vêm os hackers (e a vida) e esfregam o contrário na sua cara.

Ai, ai. Segue o baile.

Fonte da imagem destacada: https://c1.staticflickr.com/7/6044/6999839463_ae02bb6a7e_b.jpg
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s